Toda empresa deseja que a sua marca impacte o público e que isso faça ela ser lembrada de uma forma positiva. E cada vez mais os clientes estão dando valor a marcas que sejam visualmente harmônicas e o agradem em seu conceito. A aparência da sua marca pode garantir o seu sucesso.
E você sabia que possuir uma identidade visual forte é a chave para destacar seu negócio?
O que é a construção de uma marca?
A identidade visual é a construção de elementos gráficos que vão definir uma marca e destacar-se das outras, e isso vai muito além das logos e cores utilizadas.
A maneira como são apresentados os valores e a imagem do seu negócio, faz parte de uma boa identidade visual, por isso, antes mesmo de buscar quais elementos vão compor a sua marca, é interessante saber como você está se posicionando no mercado para ser conhecido pelo o público.
Se você deseja passar uma imagem agradável e atraente, será uma abordagem, e se quer passar a imagem mais séria e organizada, o visual terá que ser apropriado ao que se deseja.
Sendo assim, as peças gráficas devem estar de acordo com a imagem que sua empresa pretende demonstrar.
Para que serve a identidade visual?
Primeiro de tudo é ser essa criação de perfil da sua empresa, e com o tempo, a identidade visual começa a ser um elemento que destaca a sua marca dos concorrentes, estabelecendo uma série de componentes na mente dos possíveis clientes
Os elementos precisam ser bem reconhecíveis, a repetição e constância é o que auxilia a colocar a marca na cabeça dos clientes, portanto construir um posicionamento para a marca leva tempo, mas começando pelo caminho certo, as coisas se tornam mais fáceis.
Posicionamento é um conceito que se refere à posição que a marca ocupa na mente dos consumidores. Isto é, tudo aquilo que o público associa à rede, seja algo mais direto, como a identidade visual, ou indireto, como os valores.
O mercado e muitos dos seus concorrentes já fazem esse movimento de entender que resultados não são criados da noite para o dia, mas são conquistados com uma estratégia relevante. Basicamente é um trabalho de gestão de uma marca, chamado Branding.
Usando o branding é possível tornar a marca mais desejada e positiva na mente do público em geral. Com ele é possível envolver ações relacionadas ao propósito, valores, identidade e posicionamento que representam os seus produtos e serviços
Tudo é trabalhado para fixar a marca na memória do consumidor e definir o posicionamento de mercado.
Qual a importância da identidade visual?
Vamos pensar que uma marca com um estilo próprio de design é repetido em todas as mídias sociais e propagandas, sempre se adaptando para funcionar corretamente em cada uma delas.
Uma pessoa que ver rapidamente uma propaganda sua em alguma rede social, é bem provável que seja impactada pela sua peça gráfica, e vai ter a sensação de já ter visto aquilo em algum lugar.
Esse acontecimento cria uma relação de familiaridade na mente desse cliente, e na maioria das vezes ele ainda nem conhece a sua identidade visual, mas o impacto já atraiu a atenção dele.
Atualmente, por causa das redes sociais, diariamente temos contatos com marcas a todo instante, então é cada vez mais difícil ser marcante na cabeça dos consumidores.
Por isso, cada vez mais é necessário criar uma boa identidade visual, que te desprenda dos concorrentes de forma criativa e eficiente.