logo_site_total_branco

Como iniciar seu planejamento financeiro para iniciar seu negócio

Ter a vida financeira organizada é um verdadeiro desafio para muita gente. Mas evitar essa montanha russa de problemas e garantir tranquilidade é mais simples do que parece. E o caminho mais seguro para isso é aderir um planejamento financeiro.

Planejamento financeiro é uma série de ações que ajudam na organização financeira de cada indivíduo. O principal objetivo é garantir que as pessoas consigam compor, com segurança e tranquilidade, as suas necessidades cotidianas em pouco tempo. 

O planejamento financeiro é uma ferramenta para atingir metas pessoais, sendo viagens de férias ou até ter um negócio próprio

Como fazer o planejamento financeiro? 

Fazer um planejamento financeiro significa controlar de forma eficiente os gastos, quitar dívidas, fazer uma poupança e investir de maneira correta os recursos poupados.

Dessa forma, o planejamento é uma estratégia que tem que ser praticada durante toda a vida. Mas não significa que seja necessário fazer sacrifícios ou deixar para trás todo conforto do gasto atual.

Trata-se de ter um equilíbrio entre as necessidades atuais e futuras. Porém é importante que para garantir essa estabilidade é necessário ter vontade e disciplina financeira.

Além disso, para desenvolver um bom planejamento, é fundamental ter uma estratégia. O ideal  é fazer uma análise da sua situação atual através de anotações de todos os gastos e rendimentos fixos e extras.

Para ajudar nessa atividade é bom utilizar planilhas de planejamento financeiro ou até mesmo aplicativos. No fim, você deve se perguntar: Qual o seu objetivo? Como se imagina daqui a 5, 10 ou 15 anos? 

Tenha um pensamento sobre essas perguntas que podem ser o gatilho para traçar objetivos e estratégias e começar a botar em prática os movimentos necessários para fazer um bom planejamento.

Dicas para se ter um planejamento financeiro

Tenha controle sobre suas finanças 

Um bom caminho para controlar suas finanças é colocar na ponta do lápis todas as suas despesas. Anote todos os gastos, até mesmo aqueles que parecem ser pequenos. O ideal é fazer anotações todos os dias para que nenhum detalhe fique para trás. Para essa tarefa também é possível usar aplicativos e planilhas.

Fazer anotações sobre todas as movimentações garante maior controle, contribui para uma análise mais detalhada da situação financeira. Assim é possível perceber quais são os pontos fracos e fortes das finanças, reorganizar gastos e cortar despesas desnecessárias.

Tenha objetivos financeiros

Definir seus objetivos é fundamental, porque assim é possível tornar seus resultados mais alcançáveis e verificar se a estratégia está surtindo os efeitos esperados.

Nesse caso as metas devem ser seguidas e verificadas regularmente. Em determinados casos alguns ajustes podem ser feitos.

Os seus objetivos devem estar de acordo com os prazos não devem ser muito longos. Você pode transformar metas de 30 anos em metas de 20 anos e depois em metas de 10 anos. Desse jeito é mais fácil manter o controle do planejamento.

Faça economias 

Além de aprender a controlar as despesas, é necessário manter a disciplina para gastar menos do que se ganha. Por mais que pareça simples e óbvio, esse é um passo que para muitos é difícil de colocar em prática.

Se não conseguir economizar, as finanças podem ficar em risco. Caso ocorra algum imprevisto, como acidentes ou doenças, não vai haver fundos para arcar com as despesas.

Por outro lado, com uma avaliação correta das contas é possível manter uma boa saúde financeira, assim, não será necessário recorrer a produtos cujos juros podem colocar em risco todo planejamento.

Crie um seguimento para o dinheiro que foi economizado

Além de economizar é preciso ter uma estratégia para o dinheiro. Determine uma meta que seja realista e comece a criar estratégias para alcançar o objetivo.

O planejamento é uma ação que deve ser praticada por bastante tempo. Na hora de montar a sua estratégia, alguns fatores devem ser levados em consideração, ao estudar todas as variáveis, é mais fácil montar uma estratégia que dê a possibilidade de atingir os objetivos desejados.

Algumas sugestões sobre o que fazer com seu dinheiro 

Definido os objetivos, um bom caminho que deve se seguir é o do investimento mesmo que seja com pouco dinheiro, afinal os investimentos devem ser iniciados o quanto antes, pois o tempo de investimento tem impacto sobre o resultado.

Antes de tudo, é importante pesquisar e estudar o máximo possível sobre produtos financeiros. Além disso, o investidor precisa realizar uma avaliação de si próprio para descobrir qual seu perfil de investidor. 

A partir desse ponto você pode montar uma carteira de investimento com os produtos que mais se adequem ao seu perfil e estratégias definidas.

Por mais que pareça difícil, algumas mudanças simples no dia a dia podem ter impacto positivo no seu orçamento. E agora você já conhece as ferramentas para começar a poupar e cuidar bem do seu dinheiro. Assim você garante um futuro com mais conquistas e menos apertos e tem a movimentação financeira da sua empresa de forma eficiente. 

Com o relatório de sistema de contas a pagar e receber você pode ajudar no planejamento financeiro da sua empresa. E a nossa plataforma oferece os melhores recursos para que você possa emitir os relatórios financeiros e fazer a leitura de informações que constam no relatório, tudo isso para que seu negócio tenha uma movimentação financeira saudável.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar de ler também