As atividades internas de uma empresa e o seu fluxo de trabalho precisam estar funcionando de maneira eficiente para que se tenha uma boa gestão. Uma forma de garantir esse fluxo é realizando um planejamento de varejo.
Com um bom planejamento é possível que as empresas se preparem melhor para o que mercado oferece, realizar análises de comportamento dos consumidores, o posicionamento da marca no mercado e a partir disso começar a se adaptar às novas tendências de forma rápida e segura.
Como fazer um bom planejamento?
Um planejamento de varejo precisa ter cuidado, porque uma ideia mal formulada pode trazer resultados negativos para o negócio, principalmente em uma situação competitiva na qual estamos inseridos.
Assim, a gestão de varejo deve focar em algumas questões importantes para o planejamento. Conheça-os abaixo:
Definir metas
A liderança precisa definir os objetivos claros e alcançáveis para o time. Se for algo muito simples ou complexo demais, o objetivo pode se tornar desinteressante.
Para isso, a melhor forma de estabelecer propósitos na empresa é deixando claro que as intenções são específicas, mensurável, possível, significativas e com tempo para ser atingida.
Isso deixa explícito o que fazer para atingir os objetivos, deixando a equipe segura, atuando diretamente no resultado da empresa.
Apoie-se em dados
Alguns indicadores oferecem um monitoramento capaz de revelar a empresa o comportamento do público nos pontos de venda diariamente, o que é bem interessante para se tenha uma exposição, comunicação e um bom atendimento. É importante ter esses dados antes de criar um novo posicionamento da marca no mercado como, por exemplo, analisar como o público vai receber uma nova abordagem ou um novo lançamento.
Tenha o plano
Traçar os métodos e gastos da empresa é um elemento indispensável para um bom planejamento. Para ter um destaque é interessante que o planejamento:
- Tenha uma boa estimativa de vendas;
- Planeje diversos cenários;
- Saiba todos os custos de produtos e operação;
- Esteja ciente de todas as estatísticas.
Com essas informações, a organização para os momentos de alta e baixa fica reduzida, estipulando estratégias que possam aliviar os possíveis problemas que cheguem a acontecer e potencializar as vendas em momentos de grandes baixas. Essas projeções são cruciais para manter o estoque certo para cada período do ano.
Entendeu qual a importância de um bom planejamento de varejo? Como falamos, tudo isso precisa de um esforço, dedicação e investimento de recursos. Para te ajudar com isso, nós te damos total apoio com o nosso sistema de gestão que pretende transformar dados em informações, para que você decida, planeje, implemente e monitore todas ações que vão impulsionar os resultados em toda a sua empresa.
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