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Como gerenciar equipes

Gerenciar uma equipe é trabalho exige um planejamento de gestores e uma clara delegação de atividades, pois esse papel é importante para o crescimento da empresa e de seus colaboradores. 

É interessante saber que não existe uma maneira correta para realizar essa atividade. Isso porque, cada empresa tem os seus ambientes e culturas diferentes, colaboradores e objetivos próprios que está alinhado com o direcionamento do seu negócio.  

Monitoramento diário, alinhamento de fluxo de trabalho são alguns dos pontos importantes para saber como gerir uma equipe. Confira alguns desses pontos. 

1- Se comunicar

O primeiro e mais importante ponto  é saber se comunicar com a sua equipe. 

É preciso se comunicar de forma clara e objetiva, os funcionários precisam entender o que lhe são solicitados, para que não haja nenhum mal entendido entre as partes. 

Crie canais de comunicação para que as informações sejam transmitidas sem causar ruídos entre os colaboradores.

2- Delegar funções aos colaboradores

Conheça as competências e as dificuldades dos colaboradores, assim fica mais fácil a distribuição das tarefas, pois assim, consegue colocá-los de acordo com as melhores atividades que eles produzem e consegue tirar o melhor deles.   

3- Realizar reuniões frequentes

As reuniões são importantes para esclarecer dúvidas, identificar erros e falhas, mostrar como está o desenvolvimento das atividades. 

Fazer as reuniões com frequência mantém os objetivos alinhados, todos os passos que precisam ser tomados no futuro e melhora a relação entre funcionário e gestor. 

4- Focar nos resultados

Uma etapa importante e que precisa ser feita com todos. Mostre à sua equipe os objetivos e metas que a empresa deseja alcançar, as ambições de cada atividade que é feita. 

Abra um espaço para sugestões que possam trazer benefícios no momento de realizar as tarefas de uma maneira mais leve e dinâmica, assim cada um produz de uma forma mais espontânea.  

5- Motivar a equipe 

Mantenha-os motivados, por incentivos ou até mesmo crie premiações de reconhecimentos para que eles se sintam bem dentro do ambiente de trabalho. 

Afinal, bater metas não é só o que importa, mas também o bem-estar de todos

6- Dar feedbacks

Sempre converse sobre as entregas das atividades, dar feedbacks também é uma forma de incentivo. Em caso de feedback negativo tente fazer de uma forma mais leve, de um jeito que não pareça rude.  

É um jeito de manter o time todo unido, é uma maneira de demonstrar como é importante todos estarem juntos. E quebra aquela divisão entre chefe e colaborador. 

7- Amenizar os conflitos  

Conflitos estão sempre presentes, e em ambiente de trabalho não é diferente. Saiba como solucionar esse problema para que não se torne algo grande que possa acabar afetando o andamento da empresa. 

Ouça sempre todos os lados do conflito e não fique ao lado de nenhum, tenta resolver da maneira mais simples, para que não ocorra ressentimento de nenhuma parte. 

Gerenciar uma equipe é ter todos alinhados em um objetivo, fazendo com que todos se desenvolvam juntos. Isso melhora todo o ambiente de trabalho. 

Veja a nosso vídeo para colocar todas essas dicas em prática na sua empresa

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